Teatro de Robertos
teatro caminheiro
O ar livre, a rua, o exterior, soam tão bem como modos de estar quanto forma de dialogar artisticamente. Este é o espaço privilegiado para a vivência comunitária.Num país como Portugal, a ocupação do ar livre, das praças, dos jardins, das praias é fundamental. Lugar que o sol ocupa e onde as famílias, as crianças e os espetadores acorrem para fazer da criação o seu lugar de contacto artístico onde o céu e a paisagem são a cenografia de fundo.
Desde sempre, quer seja em pequeno ou grande formato, em contextualizações históricas ou na presença dos muitos festivais, existem espaços natureza, espaços urbanos magníficos presentes no território. Espaços que vamos a povoar com inúmeras propostas nesta forma de estar, artística, com os seus modos tão particulares de se fazerem acontecer. Sejam criações, deambulações ou a apresentação do nosso tão acarinhado Teatro Dom Roberto, pensamos que a rua, o espaço ao ar livre, faz parte da nossa caminhada artística.
A rua não é simples, joga-se com a imprevisibilidade atmosférica, com a inconstância do espaço e das suas dinâmicas sociais, mas leva-se no imediato com a população local, com a população que faz deste momento um espaço de memórias. Estimamos imenso o espaço exterior e sentimos que estamos no lugar ideal para o fazer acontecer.
Inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional desde 2021
todos os públicos . 00h30Estas histórias partem de uma memória tradicional que chega até nós, provando via simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos.
Num teatro profundamente interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários, o Roberto faz o público gritar, saltar das cadeiras, criar empatias, e por momentos o espetador é também o Roberto que desafia as leis, as convenções e que se torna invencível…
“O Barbeiro Diabólico”
Rosa e Roberto vão casar, mas para tal ele terá de ir ao barbeiro.
Feita a barba recusa-se a pagar e depois de uma luta mata o barbeiro. O padre celebra o enterro, mas o polícia vem prender o Roberto que também lhe oferece o mesmo destino. Eis que o diabo aparece, que enganado pelo Roberto tem o mesmo fim que os anteriores. Logo surge a morte que vem para o levar, mas mais hábil que o destino o Roberto vence a própria morte!!!
“O Castelo dos Fantasmas”
Prisioneira na torre do castelo, Rosa espera a ajuda de Roberto, mas para lá chegar, Roberto terá de passar o crocodilo, enfrentar o gigante que habita o castelo e por último enfrentar os fantasmas que o habitam! Só se mostrando capaz de atravessar estas provações conseguirá alcançar a sua Rosa!
Desde 2010 que percorro festivais e contacto com os bonecreiros tradicionais. Durante estes anos, fotografei, conversei, filmei e logo desde o início surgiu uma enorme paixão que me levou a uma maior investigação tentando compilar registos escritos da sua presença em Portugal. Observei as histórias, as barracas, os fantoches, os adereços e tornou-se inevitável criar um Teatro de Robertos, caminhando pelo legado tradicional, mas fazendo apropriações pessoais.
atividades paralelas
- A ARTE DA MARIONETA / editorial
- Fantoches / oficina grande
- Fantoches - História a Meias / pequena oficina
- Teatro D. Roberto / oficina grande
vídeo
- Vídeo Promocional 2022 [PROMOCIONAL]
- cabeças das marionetas 2019 [PROCESSO DE CRIAÇÃO]
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA Filipa MesquitaINTERPRETAÇÃO Filipa Mesquita
MARIONETAS E CENOGRAFIA enVide neFelibata
FIGURINOS E PANEJAMENTO Vânia Kosta
FIGURINO DO BONECREIRO Patrícia Costa
FOTOGRAFIA PROMOCIONAL Margarida Ribeiro
DESIGN Pedro Araújo
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
AGRADECIMENTOS Mestre Gil, Rui Sousa
download
ROBERTOS - POSTAL.PDF 4.4 MBROBERTOS - POSTER.ZIP 12.1 MB
ROBERTOS - ROLL-UP.ZIP 12.3 MB
ARQUIVO IMAGEM PROMO 38.7 MB
ARQUIVO IMAGEM SESSÃO FOTOGRÁFICA 72.2 MB
ARQUIVO IMAGEM PROMO 99.4 MB
ARQUIVO IMAGEM DEPOIMENTOS 161.2 MB
ARQUIVO IMAGEM IN SITE 622.1 KB
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 99.5 MB
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 1.6 GB
ARQUIVO IMAGEM RECEBIDAS 135.7 KB
DOSSIER PROMOCIONAL - PT 7.1 MB








