Teatro e Marionetas de Mandrágora - [Oficial PT]
Teatro de Sombras - Histórias com Sombra


espetáculos de cariz medieval fora de cena

Entre Lugares

"espetáculo de cariz medieval"
M/6 . 30 mns
2009

23ª produção da companhia
http://www.mandragoraentrelugares.blogspot.com/
Na Idade Média apareceram companhias de teatro que, de cidade em cidade, representavam episódios bíblicos que muitas das vezes tinham pouco de religioso pois os representavam de uma forma burlesca, criticando e ridicularizando personagens "sagradas".
Perseguidos pela Igreja, estas trupes, deambulavam numa carroça em busca de novos espectadores.
Estas trupes começaram também a usar máscaras, para não serem reconhecidos, e desta forma mais facilmente representavam as suas personagens.
Esta trupe de bonifrates recorre a vários elementos que se relacionam com o teatro de bonecos: a presença de personagens fantásticos, demónios, anjos, a tentação, traição, conspiração, passando pelos sete pecados mortais, tudo elementos fundamentais para o desenrolar da ação.

sinopse

O espetáculo representado por esta trupe de bonifrates é uma procura nos textos religiosos de histórias e personagens, criticando de uma forma burlesca a busca pela salvação da alma, pois este era o objetivo mais importante para os medievais e para alcançar a salvação era necessário seguir o caminho correto dentre as vias possíveis.
O mundo era apresentado pela Igreja de forma dualista, cristãos ou não-cristãos, Bem ou Mal, Deus ou Diabo e tanto os leigos quanto clérigos saíam em busca desta salvação da alma, e esta salvação era a preocupação fundamental dos medievos mais pelo pavor do castigo que pelo anseio do Céu.
Esta trupe coloca assim em causa estes preceitos, criticando de forma voraz todas as personagens, sejam elas pertencentes ao bem, ou ao mal, ao céu ou ao inferno, desde o Mito da Criação à expulsão de Adão e Eva do paraíso.
Expondo a árdua batalha da alma humana, que se debate entre o desejo dos prazeres, cometendo os pecados capitais, e o terror do abismo infernal, esta trupe põe em evidência as fraqueza humana dos seus espectadores e as fragilidades dos ensinamentos religiosos.

resumo histórico

"Entre Lugares" foi realizado 56 vezes em 8 locais distintos para um público de 12500 espetadores. A sua digressão conta com participação em 7 festivais e encontros.

festivais | encontros visitados


Feira de Burros – Mostra de Asininos de Miranda - VII Edição - 2009
(Recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso - Miranda do Douro)

Feira de Burros – Mostra de Asininos de Miranda - VII Edição - 2009
(Aldeia do Azinhoso)

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria - 2009
(Santa Maria da Feira)

Alta Vila Medieval - 2010
(AparqA - Centro Criativo da Alta Vila)

Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo - 2010
(Montemor-o-Novo)

Entrudo Chocalheiro - 2010
(Podence - Largo da Igreja)

Festival Marionetas na Cidade - 2010
(Alcobaça)

Feira Quinhentista 'Memórias da História' - 2011
(Torres Novas)

...